sábado, 23 de fevereiro de 2019

Diário da escola do dia 18/02/2019

As aulas começaram na semana passada, mas como eu estava em um congresso na Bahia, não tive como estar presente no primeiro contato dos bolsistas do pibid com a turma nova. Bom, então o meu primeiro contato foi dia 18.  
Como na turma do ano passado estávamos primeiramente observando para colocarmos projetos em prática esse ano, já chegamos participando mais das aulas. Para essa aula o professor tinha pedido que levássemos exemplos de subtemas para os alunos fazer introduções de redação. Como eu peguei o bonde andando, tentei deixar as minhas companheiras falarem mais... 
Essa turma é mais cheia, alguns rostos conhecidos do ano passado, que eu não imaginava que reprovariam. A sala estava organizada, e os alunos já haviam se separado em seus grupinhos.  
Eu, Val e Welita fizemos a abertura  e então o professor interrompeu e perguntou quem fez a atividade que ele tinha mandado para casa, que era uma introdução com o tema pais e filhos, por mais que tivesse muita gente conversando, percebi que muitos alunos estavam com aquele rosto de “eu tentei mas não entendi”, e então só um menino levantou a mão, um menino lá no fundo, sentado junto com um grupinho de meninas que conversam bastante, o professor pediu o caderno dele, leu em voz alta e corrigiu, enquanto o professor lia outras meninas da frente acenaram que tinham uma estrutura pronta e uma delas entregou o caderno para a Welita ler, mas logo que o professor corrigiu o trabalho do menino do fundo, ela logo pediu o caderno dela de volta. Então, Val colocou os subtemas na lousa e pedimos que eles escolhessem um e fizessem uma introdução e nos chamassem se precisassem de ajuda. Eu fui direto no único menino que tinha feito a atividade de casa, perguntei se ele sabia como era a estrutura de uma redação e ele me disse que não lembrava, então eu expliquei, e dei algumas orientações, e então ele começou a fazer. Eu, Val e Welita ficamos andando pela sala e conversando com os alunos pra orienta-los, fui no grupinho das meninas do fundão, perguntei se elas precisavam de ajuda e a primeira resposta foi “não”, mas como eu percebi que não estavam fazendo insisti, perguntei qual era o subtema que cada uma havia escolhido e então elas disseram que não sabiam o que era pra fazer e nem como fazer, peguei uma cadeira, sentei e comecei a explicar a atividade, elas também não sabiam a estrutura de uma redação, escrevi no caderno de uma delas e pedi só para fazer uma introdução de umas 6 linhas, e elas fizeram... Fui andando pela sala, as meninas também... Até que em um momento eu sentei, e uma menina olhou pra mim e me chamou me pedindo orientações, ela estava bem interessada em fazer, só não tinha ideia do que escrever, então começamos a conversar, disse pra ela escolher o subtema que ela sabia mais sobre o assunto porque seria mais fácil para desenvolver, ela escolheu “violência doméstica e a relação de pais e filhos” começamos a falar sobre o assunto, um menino que estava na frente virou e participou da conversa, algum tempo depois ela me revelou que não conseguia pensar porque estava cheia de problemas pessoais, pedi que ela tentasse não se preocupar muito e começamos a conversar sobre livros, perguntei se ela gostava de ler e ela me contou que está terminando de ler “A culpa é das estrelas” aproveitei a oportunidade e perguntei se ela não queria escrever uma resenha sobre o livro para me dar, ela ficou meia assim e disse que tentaria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário da escola 24/5/2019

Organizamos as apresentações e criamos a equipe de comunicação. Cada pibidiano está coordenando uma equipe para as apresentações que s...