segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Diário da escola do dia 19/10/2018

19 de Outubro. Sexta-feira. A primeira aula começou no horário normal, 14:40.  
O professor começou a aula fazendo uma revisão. Essa revisão é para quem não vai fazer o trabalho do jornal (isso deu a entender que o trabalho é opcional). A revisão foi sobre vozes do verbo, o professor colocou no quadro o conteúdo bem resumido e os alunos copiaram no caderno, o professor deu a explicação do assunto e depois passou um exercício. O professor fez os exercícios com os alunos, não deu tempo para que eles respondessem sozinhos (eles não refletem sobre o assunto, não praticam, só copiam as repostas que o próprio professor fala), em um certo momento uma das alunas deu um exemplo diferente do que o professor tinha no papel e o professor simplesmente não aceitou o exemplo dela (foi uma das únicas intervenções dos alunos que realmente mostrava que estava compreendendo o assunto).   
Reparei que é muito frequente o próprio professor trazer assuntos tabus para dentro da sala de aula, e não saber como discutir esses assuntos, nessa aula uma das colocações do próprio professor foi um exemplo para o assunto tratado (vozes do verbo), e o exemplo que o professor trouxe falava de fumar, em um certo momento o professor fala “erva daninha”. Em um outro momento, ainda sobre o conteúdo de revisão, o professor pergunta à um aluno “você é passivo ou ativo?”, essa pergunta foi muito irônica e o aluno ficou claramente sem graça. Acredito que temas como esse devem ser tratados dentro da sala de aula pois são adolescentes que podem ter uma aproximação com esses temas e precisam saber como lidar, mas o professor precisa fazer uma discussão de verdade e não tocar nesses assuntos como brincadeiras porque isso não enriquece a aula e ao tocar no assunto faz os alunos ficarem dispersos saindo do real conteúdo da aula. Em um outro momento o professor acabou sendo muito indelicado quando respondeu uma aluna que sempre participa da aula, reparei que depois disso ela parou de participar da aula e de tentar responder as questões. 
Na segunda aula o professor perguntou quem tinha feito uma atividade que a maioria da sala não sabia qual era, depois de muita discussão, os alunos descobriram qual atividade era e o professor disse que daria uma segunda chance para eles, eles poderiam entregar a atividade no dia 23 e quem não fizer o professor vai tirar 3 pontos.  
Continuando a aula, a segunda aula foi um debate com o tema “o celular na sala de aula”. O professor passou algumas regras para que o debate fosse desenvolvido, mas reparei que ele teve dificuldade em mediar esse debate. O debate consistiu em os alunos darem as suas próprias opiniões, sem dado nenhum e o professor não fez nenhuma intervenção forte o bastante para que eles pudessem melhorar na argumentação. E em um certo momento o debate fugiu do tema e foi para o tema de relacionamento. Contudo, a atividade do debate foi interessante porque isso motiva os alunos a falar e participar da aula, e como já perguntei em outras ocasiões, eles gostam de debates e acham que dessa forma até melhorariam a escrita deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário da escola 24/5/2019

Organizamos as apresentações e criamos a equipe de comunicação. Cada pibidiano está coordenando uma equipe para as apresentações que s...