Dia 3 de setembro, primeira visita na Escola Estadual Onélia Campelo. Eu
e os meus colegas esperamos o professor chegar na portaria da escola, e
quando ele chegou pediu que nos dividíssemos em dois grupos para que um
acompanhasse a primeira turma e o outro acompanhasse a segunda. Fiquei
no grupo da Taynara, Valquisandra e Welita e ficamos com a turma do 9ºC.
Eu e as meninas ficamos um tempo sentadas na portaria e elas conversavam sobre outras experiências delas em sala de aula. Depois
começamos a andar pela escola, tiramos algumas fotos da estrutura da
escola e trabalhos que estavam expostos nas paredes do pátio. Logo que
fui em direção ao pátio vi que no canto tinha uma hortinha que parece
estar meia abandonada, achei a ideia de fazer uma horta com os alunos
bem interessante. Depois andamos pelo pátio, olhei os trabalhos, o
primeiro era sobre fotomontagem, e era trabalho dos 7º anos, teve alguns
que me chamaram atenção pela escolha das imagens e das notícias.
Andando mais passamos pela cozinha e uma lanchonete, achei uma graça a
plaquinha da cozinha. E nas paredes perto da cozinha tinham mais
trabalhos, um deles foi contando a lenda do Surubim Beijador, achei
interessante essa lenda. Continuamos andando e passamos por alguns
espaços vazios, alguns com grades outro não, tinha uns paletes em um
desses espaços só lembrei do projeto que o CA da FALE está tentando
desenvolver em fazer sofá de paletes para o nosso bloco, não sei se é
viável mas eu imaginei um sofá naqueles paletes para os alunos do
colégio. Entrei no banheiro feminino e tirei umas fotos. Depois fomos a
biblioteca, eu achei incrível a biblioteca do colégio porque os colégios
que eu estudei, quando tinha biblioteca, nelas só tinham livros
didáticos, e na biblioteca da escola Onélia Campelo tinham livros literários também, a biblioteca é bem arrumadinha, eu achei uma graça.
Depois
fomos a acompanhar a aula. Chegamos na sala e o professor nos
apresentou a turma e pediu que cada uma de nós nos apresentássemos, eu
só não queria ser a primeira porque não sabia muito bem o que dizer
então a Taynara começou, depois a Val, a Welita
e por último eu. Eu estava bem nervosa e ainda não sabia o que falar já
que as meninas já tinham explicado um pouco de como seriam esses meses
que estaríamos com eles, então eu gaguejei um pouco e disse que não
sabia mais o que dizer e um dos alunos fez uma piada (nem lembro qual,
mas fiquei menos nervosa quando ele brincou). Pedimos que eles se
apresentassem também cada um falando o seu nome e qual era sua maior
dificuldade na matéria, a maioria dos alunos comentaram que tem
dificuldades em interpretar textos e nas regrinhas de gramática e alguns
falaram do problema em conseguir produzir um texto, principalmente
redação.
Depois
o professor explicou que os alunos estavam trabalhando no projeto
Leitura e Escrita, a sala estava dividida em 4 grupos e cada grupo tinha
uma função. A apresentação do projeto será a semana que vem e eles
estavam terminando os preparativos. Um grupo ficou encarregado de fazer
um cordel, outro de entrevistar um autor alagoano, o outro grupo ficou
de fazer um painel e falar sobre Xilogravura e o outro fez um painel com
a foto de Onélia Campos.
Horta do colégio.
Trabalho exposto sobre fotomontagem.
Trabalho exposto sobre a Lenda Surubim Beijador.
Biblioteca da escola.
Trabalho que estava sendo desenvolvido pelos alunos em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário