terça-feira, 11 de setembro de 2018

Diário da escola do dia 03/09/2018

Dia 3 de setembro, primeira visita na Escola Estadual Onélia Campelo. Eu e os meus colegas esperamos o professor chegar na portaria da escola, e quando ele chegou pediu que nos dividíssemos em dois grupos para que um acompanhasse a primeira turma e o outro acompanhasse a segunda. Fiquei no grupo da Taynara, Valquisandra e Welita e ficamos com a turma do 9ºC. 
Eu e as meninas ficamos um tempo sentadas na portaria e elas conversavam sobre outras experiências delas em sala de aula. Depois começamos a andar pela escola, tiramos algumas fotos da estrutura da escola e trabalhos que estavam expostos nas paredes do pátio. Logo que fui em direção ao pátio vi que no canto tinha uma hortinha que parece estar meia abandonada, achei a ideia de fazer uma horta com os alunos bem interessante. Depois andamos pelo pátio, olhei os trabalhos, o primeiro era sobre fotomontagem, e era trabalho dos 7º anos, teve alguns que me chamaram atenção pela escolha das imagens e das notícias. Andando mais passamos pela cozinha e uma lanchonete, achei uma graça a plaquinha da cozinha. E nas paredes perto da cozinha tinham mais trabalhos, um deles foi contando a lenda do Surubim Beijador, achei interessante essa lenda. Continuamos andando e passamos por alguns espaços vazios, alguns com grades outro não, tinha uns paletes em um desses espaços só lembrei do projeto que o CA da FALE está tentando desenvolver em fazer sofá de paletes para o nosso bloco, não sei se é viável mas eu imaginei um sofá naqueles paletes para os alunos do colégio. Entrei no banheiro feminino e tirei umas fotos. Depois fomos a biblioteca, eu achei incrível a biblioteca do colégio porque os colégios que eu estudei, quando tinha biblioteca, nelas só tinham livros didáticos, e na biblioteca da escola Onélia Campelo tinham livros literários também, a biblioteca é bem arrumadinha, eu achei uma graça.  
Depois fomos a acompanhar a aula. Chegamos na sala e o professor nos apresentou a turma e pediu que cada uma de nós nos apresentássemos, eu só não queria ser a primeira porque não sabia muito bem o que dizer então a Taynara começou, depois a Val, a Welita e por último eu. Eu estava bem nervosa e ainda não sabia o que falar já que as meninas já tinham explicado um pouco de como seriam esses meses que estaríamos com eles, então eu gaguejei um pouco e disse que não sabia mais o que dizer e um dos alunos fez uma piada (nem lembro qual, mas fiquei menos nervosa quando ele brincou). Pedimos que eles se apresentassem também cada um falando o seu nome e qual era sua maior dificuldade na matéria, a maioria dos alunos comentaram que tem dificuldades em interpretar textos e nas regrinhas de gramática e alguns falaram do problema em conseguir produzir um texto, principalmente redação.  
Depois o professor explicou que os alunos estavam trabalhando no projeto Leitura e Escrita, a sala estava dividida em 4 grupos e cada grupo tinha uma função. A apresentação do projeto será a semana que vem e eles estavam terminando os preparativos. Um grupo ficou encarregado de fazer um cordel, outro de entrevistar um autor alagoano, o outro grupo ficou de fazer um painel e falar sobre Xilogravura e o outro fez um painel com a foto de Onélia Campos.  



Horta do colégio. 

Trabalho exposto sobre fotomontagem.  

Trabalho exposto sobre a Lenda Surubim Beijador.



 Biblioteca da escola.

Trabalho que estava sendo desenvolvido pelos alunos em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário da escola 24/5/2019

Organizamos as apresentações e criamos a equipe de comunicação. Cada pibidiano está coordenando uma equipe para as apresentações que s...