quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Reunião do dia 26/09/2018

A reunião do dia 26/09 começou passando alguns avisos. O professor Luiz Fernando começou a reunião chamando nossa atenção para as atualizações do blog e ressaltou novamente a importância dessas atualizações. O aviso seguinte foi dado pela professora Andréa, pedindo para que os bolsistas mandassem o termo de compromisso do PIBID assinado para ela, explicou como mandar e que precisa ser mandado até segunda-feira que vem.   
  
Depois dos avisos fomos para a segunda fase: Atividade. O professor Luiz Fernando explicou como fazer um diagnóstico etnográfico que este diagnóstico precisa ser entregue até o dia 15 de Outubro.

Diário da escola do dia 24/09/2018

A semana passada não fui à escola pois estávamos participando da Semana de Letras, o professor Ricardo tinha pedido, na última, que no nosso próximo encontro com a turma levássemos um material teórico sobre o que ele estava dando na última aula para apresentar à turma. Confesso que eu estava um pouco nervosa sobre isso porque ainda não me sinto preparada. Chegando na sala o professor propôs um novo trabalho, que eu achei a ideia incrível, dividir a sala em quatro grupos e cada grupo fazer um jornal e o conteúdo seria assuntos de dentro da escola Onélia Campelo, inclusive assim poderíamos saber um pouco mais sobre a escola. Dentro dos grupos tem funções como redator, locutor, repórter e sonoplasta. O jornal terá que ser apresentado em sala, foi escolhido alguns temas e dividido esses temas para cada grupo. O professor Ricardo comentou que se esse trabalho for bem feito, os alunos não fariam prova, vi uma animação maior da classe para fazer o trabalho.

Diário da escola do dia 14/09/2018

No dia 14/09 a aula começou com o professor passando as notas do projeto da semana passada para os alunos e passou avisos sobre a recuperação.  
Depois o professor começou a passar uma revisão sobre Radical das palavras, não sei se entendi direito, mas esse assunto é do próximo bimestre. O professor passou alguns exercícios e respondeu junto com a turma, tive a impressão que a turma não entendeu muito bem esse assunto.  
Na segunda aula o professor passou uma atividade. Os alunos deveriam fazer uma redação com o tema namoro precoce entre jovens, o professor Ricardo trouxe um texto curto sobre o tema, o texto tinha um posicionamento meio conservador e pouca informação sobre o tema. Percebi também algumas dificuldades que os alunos tiveram, foram elas sobre a estrutura de uma redação e a falta de conhecimento no tema. Acredito que seria interessante fazer um debate com os alunos sobre o tema antes de começar a fazer a redação, pois assim teriam uma reflexão sobre o tema, ouvir diferentes olhares sobre o mesmo tema e assim seria mais fácil dissertar sobre determinado assunto. A maior parte da turma entregou a atividade, nem todos conseguiram terminar e apenas um aluno não fez.            

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Diário da escola do dia 10/09/2018

Minha segunda visita ao colégio seria dia 7, porém era feriado, então a segunda visita foi dia 10 de Setembro, o primeiro dia da semana de apresentações do projeto de Leitura e Escrita.  
Logo que cheguei vi que o dia era de festa na escola, tinha alguns instrumentos no pátio e alguns alunos tocando e cantando e o pessoal da escola estava terminando de organizar o pátio para começar as apresentações. As apresentações das turmas estavam lindas! Tinha dança, encenação, história de autores importantes, enfim, muita cultura. Precisamos exaltar a cultura brasileira, nordestina e principalmente alagoana, o estado tem autores incríveis e acredito que dar visibilidade a eles é muito importante, principalmente na escola, e foi o que mais me chamou atenção nesse projeto de Leitura e Escrita, eu vi a valorização da cultura alagoana, de autores alagoanos e da história de Alagoas e isso foi reafirmado em discursos nas apresentações.  
O 9ºC foi a última turma a se apresentar nesse primeiro dia de apresentações, achei muito bonita a apresentação dos alunos, inclusive, não só a dessa sala que estou acompanhando como as apresentações das outras também. A turma toda foi com roupas combinando, teve dança, o casal de Maria Bonita e Lampião, a leitura do cordel feito pelos alunos sobre Onélia Campelo e muito mais, o professor está de parabéns pelo trabalho feito com os alunos.  
Se não me engano, sexta ainda tem apresentação e mal posso esperar para ver. 




 Foto tirada no dia 10/09 (aproveito para apresentar as meninas do meu grupo. Valquisandra, Taynara e Welita).

Fotos e vídeos da apresentação:







Reunião do dia 05/09/2018

Dia 05 de Setembro tivemos a primeira reunião do PIBID após o primeiro dia na escola.  
Essa primeira reunião foi marcada por diferentes olhares sobre a primeira visita ao colégio. Alguns blogs foram visitados e algumas publicações lidas, com isso foi falado muito sobre o que vamos colocar nessas publicações dos blogs. O professor orientou que fizéssemos os relatórios com os diagnósticos sobre o assunto, mas lembrando qual é o objetivo do meu blog, da minha postagem e do PIBID para que não fugíssemos do assunto, e junto com uma das professoras supervisoras realçou sobre a questão de que ainda estamos conhecendo a escola e que deveríamos ver, ouvir, acompanhar e perceber a realidade para que assim pudéssemos saber quais seriam as melhores sugestões para qual for o problema, afinal como se pode sugerir algo sem saber qual é o problema? Foi falado sobre a questão das fotos e vídeos para serem postados aqui, e como ainda não temos a autorização dos pais, seria interessante não postar foto com o rosto dos alunos ou se quisesse usar esta foto que fizesse uns riscos ou algo para tampar o rosto dele, pois os coordenadores do PIBID ainda estão providenciando as autorizações.  
Nesta reunião, também, nos apresentaram o blogão, deram dicas de como fazer o nosso blog individual, tocaram em questões visuais do blog e na necessidade de serem atualizados o quanto antes para que não se atrase as postagens.

Diário da escola do dia 03/09/2018

Dia 3 de setembro, primeira visita na Escola Estadual Onélia Campelo. Eu e os meus colegas esperamos o professor chegar na portaria da escola, e quando ele chegou pediu que nos dividíssemos em dois grupos para que um acompanhasse a primeira turma e o outro acompanhasse a segunda. Fiquei no grupo da Taynara, Valquisandra e Welita e ficamos com a turma do 9ºC. 
Eu e as meninas ficamos um tempo sentadas na portaria e elas conversavam sobre outras experiências delas em sala de aula. Depois começamos a andar pela escola, tiramos algumas fotos da estrutura da escola e trabalhos que estavam expostos nas paredes do pátio. Logo que fui em direção ao pátio vi que no canto tinha uma hortinha que parece estar meia abandonada, achei a ideia de fazer uma horta com os alunos bem interessante. Depois andamos pelo pátio, olhei os trabalhos, o primeiro era sobre fotomontagem, e era trabalho dos 7º anos, teve alguns que me chamaram atenção pela escolha das imagens e das notícias. Andando mais passamos pela cozinha e uma lanchonete, achei uma graça a plaquinha da cozinha. E nas paredes perto da cozinha tinham mais trabalhos, um deles foi contando a lenda do Surubim Beijador, achei interessante essa lenda. Continuamos andando e passamos por alguns espaços vazios, alguns com grades outro não, tinha uns paletes em um desses espaços só lembrei do projeto que o CA da FALE está tentando desenvolver em fazer sofá de paletes para o nosso bloco, não sei se é viável mas eu imaginei um sofá naqueles paletes para os alunos do colégio. Entrei no banheiro feminino e tirei umas fotos. Depois fomos a biblioteca, eu achei incrível a biblioteca do colégio porque os colégios que eu estudei, quando tinha biblioteca, nelas só tinham livros didáticos, e na biblioteca da escola Onélia Campelo tinham livros literários também, a biblioteca é bem arrumadinha, eu achei uma graça.  
Depois fomos a acompanhar a aula. Chegamos na sala e o professor nos apresentou a turma e pediu que cada uma de nós nos apresentássemos, eu só não queria ser a primeira porque não sabia muito bem o que dizer então a Taynara começou, depois a Val, a Welita e por último eu. Eu estava bem nervosa e ainda não sabia o que falar já que as meninas já tinham explicado um pouco de como seriam esses meses que estaríamos com eles, então eu gaguejei um pouco e disse que não sabia mais o que dizer e um dos alunos fez uma piada (nem lembro qual, mas fiquei menos nervosa quando ele brincou). Pedimos que eles se apresentassem também cada um falando o seu nome e qual era sua maior dificuldade na matéria, a maioria dos alunos comentaram que tem dificuldades em interpretar textos e nas regrinhas de gramática e alguns falaram do problema em conseguir produzir um texto, principalmente redação.  
Depois o professor explicou que os alunos estavam trabalhando no projeto Leitura e Escrita, a sala estava dividida em 4 grupos e cada grupo tinha uma função. A apresentação do projeto será a semana que vem e eles estavam terminando os preparativos. Um grupo ficou encarregado de fazer um cordel, outro de entrevistar um autor alagoano, o outro grupo ficou de fazer um painel e falar sobre Xilogravura e o outro fez um painel com a foto de Onélia Campos.  



Horta do colégio. 

Trabalho exposto sobre fotomontagem.  

Trabalho exposto sobre a Lenda Surubim Beijador.



 Biblioteca da escola.

Trabalho que estava sendo desenvolvido pelos alunos em sala.

sábado, 1 de setembro de 2018

Reunião do dia 29/08/2018

A segunda reunião foi no dia 29/08/2018. 
As pautas foram:  
-Apresentação dos alunos e supervisores; 
-Confirmação dos grupos que foram divididos na reunião passada; 
-Confirmação da equipe de blogueiros; 
-Apresentação de modelos de blogs (não deu tempo de ter essa apresentação);
-Informes: Supervisores e Bolsistas deveriam abrir seus blogs e fazer os dois primeiros registros e a equipe de blogueiros deveriam auxiliar os supervisores e colegas; 
-Apresentação dos objetivos e metas do PIBID-LP; 
-Apresentação de dois conceitos teóricos, sendo eles: Comunidade como Currículo e Pesquisa Etnográfica. 
Nessa reunião conhecemos os professores Supervisores, eles se apresentaram falando um pouco sobre eles, como é o trabalho de cada um com suas turmas, algumas características de cada turma e como eles se sentem trabalhando como professores dessa escola.  
Para ser sincera foi muito bom ouvir como eles se sentem trabalhando como educadores, porque eu já estava um pouco desanimada do curso de Letras por não tratar muito da profissão do professor. Não me lembro qual das professoras que falou isso, mas me tocou muito porque é algo que eu penso sempre: A vivencia com o outro. Ela disse que temos sempre que lembrar que do outro lado tem outra pessoa que também tem problemas, também cansa, também sente raiva e que precisamos ser empáticos com o problema do outro (isso não é só como professor, isso é pra vida, claro). Todos os professores disseram que acreditam que esse projeto do PIBID irá motivar os alunos e que acreditam que terá um bom resultado, e eu espero muito que isso aconteça. Fiquei na turma do professor Ricardo, ele se apresentou, disse que gosta muito de estudar. 
Antes desta apresentação o professor Luiz Fernando tinha explicado alguns pontos do projeto PIBID-LP e confirmado os grupos e a equipe de blogueiros.  
Depois da apresentação a professora Andréa apresentou uma pesquisa de algumas alunos orientadas por ela. Uma delas trabalhou com narrativa digital, achei incrível o trabalho dos alunos. A professora também mostrou blogs de alunos de uma dessas alunas e abordou alguns pontos dos blogs deles. 
Eu começo na escola na segunda-feira que vem, dia 3/09. Eu bem animada porque tenho certeza que isso vai me motivar bastante na minha vida acadêmica e pessoal.

Reunião do dia 22/08/2018

Foi a primeira reunião convocada pelos Coordenadores do PIBID de Português, a Professora Andréa e o Professor Luiz Fernando.  
Cheguei atrasada por motivos de transporte e então peguei a reunião em andamento. Já tinha sido explicado a maior parte sobre os blogs (então, se não estiver como os professores querem esse é o motivo).  
Nessa reunião só foi para explicar como irá funcionar o projeto. 
Pelo o que eu entendi são três professores do colégio que serão os supervisores e nós (bolsistas) fomos divididos em três grupos para cada grupo ficar com um professor. A professora Andréa passou os horários das aulas de cada um dos supervisores, e por isso, eu fiquei com o Supervisor professor Ricardo, já que suas aulas são no período da tarde. Foi definido também nesse dia quem seriam os blogueiros e colaboradores de cada grupo, sendo eles para auxiliar os supervisores com os blogues deles e os colegas também, não quis me oferecer para essa função porque eu não sou muito boa com criar o blog em si. Enfim, também terá um “blogão” que juntará as melhores postagens da semana e será administrado por uma menina que (acredito eu) esteja como bolsista também do projeto.  
Foi combinado que na próxima reunião os supervisores estariam presentes também e seria para nos conhecermos melhor.  
No fim dessa reunião o pessoal do meu grupo já pediu o número de todo mundo que participa para montar um grupo no whatsapp e assim nos comunicarmos melhor, ainda bem! 

Diário da escola 24/5/2019

Organizamos as apresentações e criamos a equipe de comunicação. Cada pibidiano está coordenando uma equipe para as apresentações que s...